quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conselhos de um filho ( Para todos os pais do Mundo)

1 - Não me dês tudo aquilo que te peço. Ás vezes só o faço para ver até quanto tu me podes dar.
2 - Não me grites. Respeito-te menos quando o fazes, e também me ensinas a gritar, e eu não quero fazê-lo.
3 - Não me dês ordens. Se em vez de ordens, ás vezes pedires as coisas, eu falo-ei mais rápido e com mais prazer.
4 - Cumpre as tuas promessas, boas ou más. Se me prometeres uma prenda, dá-ma. E se eu merecer um castigo, dás-mo também.
5 - Não me compares com ninguém,especialmente com o meu irmão/irmã. Alguém vai sofrer e se me fazes sentir pior que os outros, serei eu quem sofre.
6 - Não mudes com tanta frequência de opinião daquilo que eu devo fazer. Decide e mantêm essa decisão.
7 - Deixa-me valer por mim próprio. Se tu fazes tudo por mim, eu nunca poderei aprender.
8 - Não me digas mentiras, nem peças que eu o faça por ti. Fazes-me sentir mal e perder a fé naquilo que tu me dizes.
9 - Quando eu faço algo de mau, não exijas que te diga o porquê e porque o fiz.
10 - Quando te enganas nalguma coisa, admite-o e crescerá o respeito que tenho por ti e ensinas-me simultaneamente a aceitar os meus erros também.
11 - Trata-me com a mesma afabilidade e cordialidade que tratas os teus amigos. O facto de sermos familia, não significa que não possamos ser amigos também.
12 - Não me digas pra fazer uma coisa quando tu não a fazes também. Eu aprendo aquilo que tu fazes embora não o digas, mas nunca farei o que tu me pedes e não fazes.
13 - Quando te conto os meus problemas, não digas: "Não tenho tempo para parvoiçes, isso não tem importância". Trata de me compreender e ajudar.
14 - Finalmente ama-me e diz-mo. Eu gosto de te ouvir dizer, embora não aches necessário dizer-mo.

1 comentário:

  1. Ás vezes n é fácil fazer tudo direitinho como aqui está, mas nós papás prometemos tentar

    Bjs grandes

    ResponderEliminar